• BUD CONSTRUTORA

Etapas de um projeto de engenharia

Esse é o passo a passo seguido pela nossa equipe durante o desenvolvimento dos projetos complementares como de instalações hidrossanitárias e elétricas.



1º Briefing:

Nessa etapa o Cliente é consultado para que aponte os diferentes sistemas que deseja ter em sua residência, tais como infraestrutura para energia solar, reaproveitamento da água da chuva etc.


2º Análise arquitetônica e concepção:

Uma vez conhecidas as caraterísticas e sistemas que estão presentes no projeto, analisa-se a plantas baixas e volumetria da residência para determinar a viabilidade de implementação dos sistemas desejados. Caso necessário, são sugeridas alterações no projeto arquitetônico.

3º Croqui:

São lançados os pontos de consumo elétricos e hidráulicos, suas respectivas tubulações traçadas e são apresentadas as soluções ao cliente.

Nessa etapa é importante que sejam sanadas todas as dúvidas e atendidas as necessidades para evitar retrabalhos.


Exemplo de croqui de um projeto elétrico.



4º Elaboração do projeto:

Com os croquis aprovados, os projetos podem ser desenvolvidos. O lançamento das tubulações e fiações é completado e os diversos sistemas são dimensionados de acordo com as normas técnicas vigentes.


5º Compatibilização e detalhamento:

A fim de evitar interferência entre os diversos sistemas da residência, os projetos são sobrepostos em planta baixa e em 3D de modo a permitir que eventuais colisões sejam verificadas e resolvidas. Com as disciplinas compatibilizadas, inicia-se o detalhamento dos projetos através de plantas baixas e diferentes tipos representações para assegurar que sejam compreendidas pela equipe de execução.


Compatibilização do projeto estrutural com elétrico e hidrossanitário.


6º Check-list e entrega:

Após o detalhamento do projeto, este é submetido à um check-list elaborado pela equipe que aborda os principais itens do projeto a fim de garantir que o padrão de qualidade da BUD Construtora seja atingido. Os projetos são então plotados e entregues aos clientes e à equipe de execução.


7º Feedback:

Como a BUD Construtora contempla todas às etapas de uma construção, do projeto à execução e posterior garantia, as equipes de projeto e execução estão em constante contato, de modo que as sugestões e intervenções realizadas em obra possam ser concebidas nos projetos seguintes, proporcionando o aprimoramento constante.

12 visualizações0 comentário